Ele é um serviço de publicidade que o Google utiliza, funcionando como principal fonte econômica da empresa (representa 96% do que foi faturado em 2011, por exemplo).
Esse serviço utiliza um sistema chamado Custo Por Clique, o CPC e CPM. Explicando melhor, os anúncios são disponibilizados na forma de links. Estes links patrocinados podem ser encontrados, principalmente, em assuntos ligados às palavras-chave da pesquisa do internauta.
Os anúncios são exibidos juntamente com a pesquisa que foi realizada.
Os links patrocinados são disponibilizados nas páginas do site de buscas. Anunciantes de pequenas e médias empresas utilizam essa ferramenta como uma forma de publicidade, que com certeza tem um grande alcance.
Devido ao poder que o Google tem, sendo a maior referência como mecanismo de busca, a oportunidade de anunciar em suas páginas é valiosa para quem não tem grande visibilidade na mídia, como as pequenas e médias empresas.
O anunciante possui maior vantagem com o Google Adwords, já que o sistema é capaz de identificar e relacionar a busca do internauta, levando-o aos links que mais condizem com sua pesquisa.
Esse mecanismo poupa, inclusive, o tempo do internauta, que não precisa ficar pesquisando pois já recebe de imediato as respostas mais precisas.
O gasto das empresas
Outra vantagem do Google Adwords é que os anunciantes possuem um orçamento baixo pela publicidade, e encontram nesse mecanismo a oportunidade ideal para divulgar seus produtos.
Esse mecanismo do Google permite que o anunciante determine o quanto está disposto a gastar por dia, sem que seja realizado um compromisso com os gastos mínimos necessários.
Isso justifica-se devido a existência do CPC, custo por clique. O CPC permite que o anunciante pague somente quando o usuário clica em seu anúncio.